O frasco de maionese e o café


imagem daqui


Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...Tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.


A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.


Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.


O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.


Então... O professor pegou noutra caixa... Uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".


De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir... Mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:


'QUERO QUE SE DEEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.


As bolas de golf são as coisas IMPORTANTES:


Como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.


São coisas, que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.


As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc...


A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.


'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'.


Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.


Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.


Brinque ensinando os seus filhos,


Arranje tempo para ir ao médico,


Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,


Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos,


Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.


Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...


Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.


Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...


Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.


O professor sorriu e disse:


"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "


Comentários

  1. Amiga, acabei de tomar um café contigo, apesar de saber que nem gosta muito, né? hehehe
    Texto incrível. Tenho tentado aplicar esta filosofia em minha vida. Está sendo um "nadar contra a corrente", acredite! Mas é possível sim, e gratificante!
    Foi bom falar com você ontem, apesar de eu ter falado tanto que nem te deixava falar também, né? Estava muito zangada. Hoje já estou melhor! Obrigada pela força, ajudou muito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sempre haverá ShE..sempre haverá!

    E é por isso mesmo, que estou aqui quase no final do meu tempo...desejei tomar um "café" com esta moça simpática cujo nome é She(ila).rs

    BeijITinhos meus com gosto de café!

    ResponderExcluir
  3. Este texto é mesmo espetacular, She.
    Muito reflexivo e importante para revermos nossas prioridades.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Grande reflexão, She.
    Eu tento ao máximo, encher o meu "frasco" com as coisas mais importantes da vida.
    Bjo no core

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, realmente esta reflexão é belíssima e merece mesmo pensarmos sobre isso e agirmos!

    PESSOAL, NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU BLOG QUE ALGUNS NÃO CONSEGUEM LER OS MEUS POSTS, E OUTROS NÃO CONSEGUEM COMENTAR... :(

    JÁ "DESCONFIGUREI" E CONFIGUREI NOVAMENTE, MAS O PROBLEMA INSISTE, SINTO MUITO, MAS UMA HORA DEVE NORMALIZAR...
    EU CONSIGO IR NO BLOG DE TODOS, A AUSÊNCIA É APENAS TEMPORÁRIA POR CONTA DA VIDA REAL... BEIJO, BEIJO EM CADA UM!
    She

    ResponderExcluir
  6. Deliciosos momento he pasado con tus letras..

    Un momento precioso paso por tu blog..

    Un abrazo
    Con mis saludos fraternos de siempre..


    Que tengas un buen fin de semana...

    ResponderExcluir
  7. Querida She... sua amizade é uma bola de golf no meu vidro de maionese...rsrsrs

    Adoro você!

    Lindo post!

    Obrigado pela visita! E... tentei pegar o selinho do "o que é mágico pra mim" que vc deixou a disposição e não consegui, mesmo assim muito obrigado! Já tem dias que eu tentei!

    Beijo lindo pra ti
    Da Sil
    Sempre aqui.

    ResponderExcluir
  8. Um gde mensagem, vamos refletir sobre isso.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Você é danadinha hein menina, sempre arranja um jeitinho de nos emocionar. Fico sempre encantado com as coisas que escreve aqui. Um espaço de beleza e emoção. Lindo fim de semana. Beijosssss.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post. Grande lição. Grande Professor.
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi She... rsrsrsrs

    Fiz desse jeito que vc disse e aparece uma janela de advertência, e mesmo fechando-a não dá. Já peguei outros selinhos, só aqui que deu isso!

    Mas não se preocupe não! Se puder me enviar sem maiores problemas, o meu e-mail está no perfil do blog.

    Beijo pra ti Querida Amiga
    Sua atenção me deixa sem graça e ao mesmo tempo encantada contigo.

    Sil.
    Sempre aqui.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Temos sempre que refletir e ir a favor dos benefícios e coisas agradáveis. Deixar fluir o bom senso e nos permitir momentos de superação...De prazer...
    Tudo de bom.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  13. She, um já li esse texto há algum tempo, mas não recordava na íntegra.
    É verdade, o que nos é de fato importante? E o que é importante merece todo o nosso tempo. O resto pode esperar.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. É e tanta gente se esquece do essencial né?

    ResponderExcluir
  15. Magnifíco, Amei, Adorei minha querida She.
    Uma lição de vida e de amor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sempre arranjo tempo prum café com os amigos, só falta tem pra um esporte. Adorei o seu texto ^^

    ResponderExcluir
  17. She... rsrsrs. Essas aulinhas de como resgatar selinhos tá ficando muito engraçada!

    Bom...Tentei clicar o botão direito na imagem mas tbm não deu(fiz só para tentar!)porque já recebi o seu e-mail!

    Muito bigadinho! Querida Amiga! A quem tenho tanta estima!!!

    Beijos da Sil.

    ResponderExcluir
  18. She... eu errei no que disse! Eu tentei com o botão esquerdo e tbm não deu! Mas não importa né! É só pra vc não perder a paciência comigo me achando um tanto "meio" que ????. rsrsrs

    Beijo
    Sil

    ResponderExcluir
  19. Olá She, adorei seu poste, e vou, com certeza, coloca-lo em prática aqui em casa com meus familiares e amigos.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  20. She, que bela lição de filosofia de vida!!!! Vou continuar e melhorar a minha atenção às minhas "bolas de golfe" e claro, sem esquecer do cafezinho...

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Querida She!
    Texto bacana que nos leva a reflexões profundas e necessárias muitas vezes.
    um grande beijo carioca

    ResponderExcluir
  22. Mis mejores deseos para este fin de semana..

    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    Que disfrutes de este fin de semana lo mejor.

    ResponderExcluir
  23. Excelente reflexão She, adorei!
    Beijos pra você!

    ResponderExcluir
  24. Ui, adorei!!
    Na minha vida, cabe tudo isso!

    bj

    ResponderExcluir
  25. She, que texto fabuloso!

    Só assim a gente percebe o quanto a gente se importa com algumas coisas e esquece de outras. Perfeita a reflexão! bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga!Que bacana esse texto! Às vezes é preciso de um exemplo assim para nos darmos conta do que é realmente importante nesta vida. bjos e um excelente fds!

    ResponderExcluir
  27. Minha filha querida,
    Fico muito FELIZ, todas as vezes que visito o "NOSSO CANTINHO SHE". São momentos de viagem pelo universo de suas palavras tão sábias e encantadoras. Sou sua FÃ número UM. Me sinto muito HONRADA em DEUS ter me permitido em ser sua MÃE, que a BENÇÃO de DEUS encha seus dias de GLÓRIAS e SUCESSO.
    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos.
    Mãaaaaaaaaaaaaaeeeeeeee

    ResponderExcluir
  28. Oba, então vamos tomar nosso café?
    Esse texto é muito inspirador e nos leva à profunda reflexão, é tão bom quando isso me acontece!
    E minha família tá sempre em 1º lugar mesmo, presente de Deus!

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ei, seja bem-vindo! Deixe aqui as suas impressões...

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Novo e Nova Fase...

Sabedoria...

O GOZO COM AS PALAVRAS