Letra cursiva perto de acabar?

imagem daqui


Olá pessoal!

Nesta semana eu estava assistindo a uma reportagem sobre o fim da letra cursiva... Letra cursiva para quem não sabe é o nome que se dá a qualquer estilo de escrita à mão.

Nas línguas que usam o alfabeto latino e cirílico as letras são normalmente ligadas umas às outras, assim permitindo que uma palavra inteira seja construída num único traço.

Algumas pessoas misturam a letra cursiva com a letra de forma, o que por exemplo é o meu caso...rs

Uma curiosidade é que as letras cursivas no hebraico e no romano não costumam ser conectadas.

Mas enfim, peguei essas informações no Wikipédia para ilustrar com uma introdução bacana ao assunto que quero falar. Segundo a reportagem: escrever desta forma está com os dias contados, e será substituída pelo teclar.

Como assim? É isso mesmo, as nossas crianças no futuro correm o grande risco de não serem mais alfabetizadas escrevendo como uma vida inteira a humanidade escreveu? Claro que desde que se foi descoberta essa forma de comunicação...

O futuro de nossas gerações apenas teclarão. Não aprenderão a escrever de outra forma...

Eu acho simplesmente um perigo isso!

Sabe, pessoal, aprendi com dificuldades na minha vida que é muito ruim a gente não saber de tudo um pouco, porque quando só andamos por um caminho se aquele fechar nós já éramos. Ficamos sem chão, bloqueados mesmo.

Sempre fui destra, ou seja escrevia com a mão direita, e depois de um grave acidente de carro que já falei dele aqui algumas várias vezes, onde tive fraturas múltiplas na mão direita e tive os ossos do pulso reconstruídos, precisei ficar um bom tempo sem os movimentos normais de minha mão. E aí como fazer para se virar com a mão esquerda? Tive que aprender, era questão de sobrevivência. E acreditem o ser humano tem uma enorme capacidade de se virar quando precisamos sobreviver, mas se eu fosse ambidestra teria sido tudo mais fácil com certeza.

Precisei aprender a escrever com a mão esquerda e quanto mais eu exercitava isso, mais forte eu ficava para fazer as outras coisas com o meu lado esquerdo do membro superior. E com várias cirurgias e longos anos de fisioterapia percebi a importância enorme de saber se virar com as duas mãos.

Deus nos deu as duas mãos e é fundamental saber usá-las, pois nunca sabemos o dia de amanhã!

O que quero dizer com este exemplo pessoal? É que sou completamente contra que as nossas crianças amanhã não aprendam a escrever com as mãos no bom e velho papel e caneta. Máquinas falham como será se por qualquer motivo não puderem teclar? Não saberão mais o básico do homem, escrever. Não estou falando de serem analfabetas, serão alfabetizadas, mas apenas teclando.

Sim teclar é importante, é o mundo moderno! Mas só saber teclar? Acho isso tudo tão complexo, tão profundo, é um assunto que leva a muitas outras vertentes, como por exemplo essa péssima mania de escrever tudo errado para poder caber nos 140 caracteres... aff!

Quando isso fica somente no mundo da internet eu ainda entendo, mas quando passa para documentos, e-mails profissionais e afins, meu Deus!

A pouco tempo foi lançado um livro onde concordância verbal e nominal não existem. E o pior foi aceito pelo MEC e pela sociedade. Agora essa novidade que já é real em muitas casas de famílias, em muitos lares as crianças só usam caderno e lápis nas salas de aula, pois até os deveres ou temas de casa são feitos todos digitados... Isso por enquanto por que a tendência é caderno, caneta e lápis virarem peças de museu.

Ahhh sei lá gente, não quero radicalizar não, mas sou do tempo que fazia caderno de caligrafia para escrever direitinho e apresentável, saber que daqui a algum tempo o verbo escrever pode ser coisa de outro mundo me assustou um pouco.

Nada contra o teclar, faço isso, inclusive, todos os dias, mas sei ter a opção do escrever à mão, não boiaria nessa arte.

Enfim, quero saber a opinião de vocês sobre este assunto. Contem, discordem, argumentem, participem aí! ;)

Beijo, beijo e excelente final de semana a todos!

She


ATENÇÃO: O Plágio é crime e está previsto na Lei nº9610 sobre direitos autorais!

Comentários

  1. Ai She, que absurdo isso!
    Como querem acabar com a escrita manual? isso é meio sem lógica. Já pensou fazendo tudo digitalmente? Aff, não dá!

    Espero que seja apenas uma ideia louca. E acredito que muitos não irão aderir a isso. O problema mesmo é se as escolas adotarem esse método...

    Beijo amiga, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga She!
    Adorei este seu post! Muito mesmo Viu?
    Agora que lhe reencontrei, vou ser seu seguidor sem seçar.
    Fico lhe esprando lá nos meus blog's! Siga-me lá no "Transpondo Barreiras" ou no de Poesia.

    Um beijo bem grande e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Bom...
    Olá She,

    Acho de grande importância a escrita... Tanto que no curso de Técnico em Desenho Mecânico, praticamente fui obrigado a caligrafar em letras de forma ( aliás perfeitas ).
    Hoje faço o possível pra escrever corretamente e legível, porém adoro me incorporar no Xipan Zeca e escrivinhar tudu errado... rss


    Bela postagem, merecedora de discussão!
    Deussssskiajude
    Beijo
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sheila!

    Acho isso tão perigoso. Às vezes essas inovações metem medo. O que mais poderá a vir ser substituído? Acho a nossa letra cursiva tão importante, ademais, ela é uma marca pessoal e individual. Afora tudo isso que você comentou, que eu concordo. Eu sou taxativamente contra. Espero que essa idéia não vingue, e que esse rolo compressor não esmague a arte de escrever.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  5. Vi a reportagem sobre o assunto e achei lamentável alem de preocupante.
    Embora não tenha, sempre considerei uma obra de arte textos escritos com belas caligrafias...
    Concordo com Alexandre, as pessoas quase não exercitam a leitura, escrevem cada vez pior, sem a escrita então...
    Mesmo usando o computador como ferramenta de escrita ainda faço rascunhos antes das postagens, escrevo pensamentos, idéias, lembretes. Sinceramente, não me vejo sem a escrita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. She, como sou profissional na área de educação, acho meio difícil, por mais que tecnologia avance, não há como acabar com a letra cursiva,inclusive na escola onde trabalho os professores exigem que a pesquisa seja escrita a mão, obrigando assim o aluno a ler e escrever.
    Se isso acontecer, o que eu não acredito, será uma lástima.
    Grande abraço!
    http://blogdedoraregina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Querendo ou não, trata-se da evolução humana. E para nós chega como um baque, um choque de gerações ... é também um rotrocesso ao tempo no qual apenas os escribas escreviam, e a escrita era uma arte!

    ResponderExcluir
  8. Pois é She, o pior é que os adultos não incentivam, pq usam os recursos eletro-eletrônicos, e não são modelo para as crianças. O comportamento ensina, então, pra variar, a base é que tem que sofrer a mudança - retomar!

    Assunto importante, adorei a escolha!
    Bjos, querida!

    ResponderExcluir
  9. Ola, primeira vez que venho aqui e ja um assunto tão polemico!
    Pra mim isso é um absurdo, não só pelas razões obvias, mas também pela arte, escrever é maravilhoso, ler um bom livro então é ótimo, esta tudo se perdendo, daqui a pouco nó mesmos viraremos robos!
    mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu vou dar aula para as crianças futuramente (em 1 ano e meio) e acho que as crianças tem que aprender os dois jeitos pois elas não podem parar no tempo, mas imagina não vai ser a mesma coisa, é tão bom escrever a mão eu adoro. Adorei o post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que não vai acabar, não. Eu por exemplo não escrevo com letras de forma.

    ResponderExcluir
  12. Oiiii Sheeee
    saudades 100000, viu!!!!

    Então, acho td isso muito complexo, já disseram que tantas coisas iriam acabar...como por exemplo os livros.
    Sei lá,acho perigoso as crianças de hj aprenderem apenas de uma forma, mas tb vai dos pais, neh!!!
    Tento passar aos meus filhos, desde já (um tem 3 e a outra 1) a se virarem a fazer diferente...e incentivo a experimentar as coisas...

    Acho ruim deixar de aprender a escrever com papel e caneta, mas acho muito pior a escrita errada e a fala incorreta...

    Amei que deixou um recadinho láno meu cantinho,viu!!!

    bjksss

    ResponderExcluir
  13. Adorei o tema. Como sou professora tendo a querer fazer as crianças escreverem sempre, claro, rs.Então, sou contra a só teclar. precisa escrever tb.Mas nunca fui obcecada por letra perfeita. Pode escrever como quiser. Sempre fui criticada por algumas colegas por não exigir letra. Escreva como quiser. As pessoas de um modo geral gostam de capricho e legibilidade.

    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente contigo-
    uma letra linda, cursiva não tem comparação, eu fiz caligrafia com meus filhos, e as profesoras flavam que não podia , pois tinha a tal da liberdade de expressão-concordo também, mas e o futuro - a pessoa linda e bem estudada vai preencher uma ficha de emrego(acho que nem vai mais existir isto) e vem aquela letra de Mobral - uma letra linda diz tudo pra mim,
    ate´eu já estou perdendo a caligrafia bonita - de não escrever mais -
    e quero fazer um curso de letra cursiva usando caneta de pena -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  15. Terem aprovado aquele livro é o cúmulo da burrice.
    Sou desse tempo tbm She, que escrever tinha que ser redondinho e bonito.
    Hj é tudo um caos e ninguém faz nada. Hj as crianças pesquisam na net, copiam e colam, mas não lêem. Simples assim. É um absurdo.
    Pode ser que isso aconteça sim, mas acho que vai levar um bom tempo, já que nem todos nesse país tem acesso a um teclado.

    Beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  16. Sheilinha:

    Sou canhoto mas confesso que nunca tentei escrever com a destra - deveria ao menos praticar não é mesmo???rs
    Acho realmente que estão assassinando o Português ( e não é o da padaria....kkkkkkkkk)- momento piadinha infame.
    Lindo fim de semana. Beijooooos.

    ResponderExcluir
  17. Belo artigo o seu, She e, devo lhe confessar que eu tb escrevo com letras de forma, pois a minha cursiva, é pior que a de médico. Rsrsrsrs...
    Vim te conhecer e estou encantada. Já sou seguidora, com muito prazer. Bom fds, doces bjks

    ResponderExcluir
  18. She concordo com você. Tirar a escrita da gente é tirar nossa alma e a história que temos para registrar. Tipo um apagar da memória. Um absurdo completo!
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  19. Gosto das letras cursivas ligadas, gosto das palavras de mãos dadas!

    Bjus She!
    Grato pelo carinho lá no VF!
    Só vou postar mais uma coisinha e entra tua linda entrevista!
    Eu to muito enrolado de trabalho minha flor de luz!
    Bjus agradecidos!

    ResponderExcluir
  20. she, eu creio que do mesmo modo que os livros e revistas impressas vão acabar num futuro próximo, cada vez mais escreveremos somente nos teclados. isso pode ser um salto para um novo momento de nossa civilização. se vai ser bom ou não, aí, já não sei.

    mas com relação aos livros e revistas impressas por mim poderiam acabar logo. apesar de eu ser viciado em papel(adoro cheirar livros novos) os livros e revistas digitais são bem mais ecológicos e não tomam espaço.

    ninguém segura a tecnologia...rs

    ResponderExcluir
  21. She não quero nem pensar nesta possibilidade, e se começarem a levar isso a sério acho que é mais que hora de uma mobilização.
    Saber escrever é fundamental

    ResponderExcluir
  22. Oi minha linda...
    Não gosto muito dessas mudanças na gramatica, lingua portuguesa, essas coisas sabe??
    Afinal passamos tanto tempo usando tudo como foi desde o inicio pq essas mudanças agora?? tem tantas outras coisas pra mudar pe mudar letra cursiva?? ahh... sou bem conservadora com algumas coisas.

    Saudaaadeeess de vc minha flor.
    Ah...tem novidades lá em casa, vai lá ver!!!

    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  23. She,parece que querem facilitar a vida das crianças ensinando somente a letra de forma,mas na verdade tiram delas o direito de aprender tudo!Concordo com vc! Com a letra de mão podemos inclusive escrever mais rapidamente.Acho radical essa iniciativa de acabar com a letra cursiva!Grande post!Bjs,

    ResponderExcluir
  24. Obaaaaaa! Quantos comentários enriquecedores, adorei a participação de todos! Pois é pessoal, eu torço para que isso não vá pra frente, uma coisa é a gente escolher como vamos escrever, se letra de forma, se somente teclar, outra coisa é não poder ter esta opção. Sei que o mundo evolui e se tratando então de informática é à velocidade luz, mas escrever à mão é fundamental, é a base, e só qdo temos uma boa base podemos ter um excelente futuro. ;)
    Obrigada a todos!
    Beijo, beijooooo

    ResponderExcluir
  25. She querida,
    Saudade de ti.
    Olha se você andar pelo interior
    de nosso Brasilzão vai ver muito
    caderno de caligrafia ainda.
    Adorei o tema abordado.
    Muito legal

    Beijos no teu ♥

    ResponderExcluir
  26. Oi Sheila,
    Também não acho interessante a idéia de não haver o aprendizado da letra cursiva.
    Essa e muitas coisas vão sendo deixadas de lado por conta das "atualizações" desenfreadas que temos que fazer.
    BJs

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pelas palavras amadas.
    Bjus
    volte sempre!

    ResponderExcluir
  28. Olha.. eu fui professora do antigo MOBRAL... então acho q a letra cursiva é magnífica.. era maravilhoso ver aquelas pessoas iniciando sua aprendizagem com as palavras escritas em letra cursiva. Sinto saudades daquele tempo. Hoje usa-se letra de forma.. ou garrafal.
    Bjus She

    ResponderExcluir
  29. She! Finalmente a última postagem! KKK Agora vem vc abrilhantar o meu céu! Viver as minhas flores e fazer água nascer da mina!
    Bjus de Luz!
    Eu passo aqui pra te avisar divulgo no face, vai ser um FUÁH!

    ResponderExcluir
  30. Interessante parece que nosso país esta se tornando comunista, mudam as tomadas como bem entendem, as lämpadas tem de ser como eles querem e agora até escrever estabelecem como....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  31. She,
    O que posso dizer se eu já tive uma letra realmente bonita e ganhei até concurso de mais bonita letra uma vez. Acho tudo isso uma loucura e, apesar de achar que o livro está com os dias contados, pois a máquina por este século irá sobrepujá-lo, ainda assim, acho que até o finalzinho do século tudo volta a ser como antes, pois este mundo é mesmo cíclico e vemos agora quanta coisa está retornando, né mesmo?
    um beijo carioca

    ResponderExcluir
  32. Sheila! Tudo bem? O mundo está virado, mesmo... O MEC aceita um livro sem concordância verbal e nominal e um bando de malucos quer banir os livros do Monteiro Lobato... Lembra dessa história?
    Por falar em textos, só hoje vi os comentários que vc postou lá no meu blog. Obrigada por prestigiar!
    Sou meio largada, escrevo de vez em nunca, mas como vc mesma comentou, faz bem, e quando sinto vontade, vou lá e me expresso um pouquinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Sheila, veja se o comentário que fiz na sua postagem "Letra cursiva perto de acabar" não foi parar na caixa de spam. Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ei, seja bem-vindo! Deixe aqui as suas impressões...

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Novo e Nova Fase...

Sabedoria...

O GOZO COM AS PALAVRAS