Acho que falta é memória visual ao nosso povo!

Olá pessoal!

Olhando o twitter de vários famosos hoje eu não aguentei e vim falar sobre um assunto que na realidade eu já adiei várias vezes.

Espero que aqui na Blogosfera ninguém se melindre com o que vou falar por que não é indireta pra ninguém, até por que não costumo ser mulher de indiretas.

Estou apenas confabulando com vocês por que realmente está cada vez mais sinistro.

Quero falar sobre: a gente / agente / mim conjugando verbo

Mim só conjuga verbo se for índio. Nunca se fala para mim fazer, para mim tomar, para mim olhar, para mim chegar... NUNCA.

Dizemos: para eu fazer / para eu tomar / para eu olhar / para eu chegar

Esses erros em pessoas que não têm estudo eu até entendo, mas de um tempo pra cá esses erros têm sido constantes em pessoas muito bem preparadas, com graduações, mestrados e afins.

O que está acontecendo? E nem adianta falar que a internet é a grande culpada disso tudo, por conta da economia de ter que digitar em 140 caracteres por que em alguns erros essa possibilidade fica bem clara que é nula.

Por exemplo "a gente" junto substituindo o "nós" não tem nada a ver com economia de caracteres. Pessoal, por favor, "a gente" NUNCA É JUNTO. Não o "a gente" substituindo a 1ª pessoa do plural >> nós.

Aliás o "nós" é sempre acompanhado de um verbo no plural, mas o "a gente" não. Além de ser escrito corretamente separado o verbo que vier depois dele obrigatoriamente tem que estar no singular.

Então não existe "agente fomos"! O correto é: a gente foi.

"Agente" escrito junto é substantivo que designa uma atividade, uma profissão: temos várias >> agente penitenciário, agente administrativo, agente de viagem, agente de relações públicas, agente de finanças....

Estes erros que matam a nossa língua portuguesa diariamente, pra mim, significa falta de leitura. E ainda digo mais, é falta de memória visual, pois as pessoas leem, mas não enxergam (com x), não memorizam como as palavras são escritas...

Confesso que me assusto com o banal da língua portuguesa estar assim tão maltratado. A nossa língua já é tão complexa e as pessoas desaprenderam, ou nunca aprenderam o básico.

Estou preocupada! Bem preocupada...

Beijo, beijo em todos!
She


ATENÇÃO: O Plágio é crime e está previsto na Lei nº9610 sobre direitos autorais!





Atualizando o post com a participação da Ná, "Blog Pensamentos de Ná", que fez um post sensacional sobre este mesmo assunto... Adorei Ná! ;)



Definitivamente a nossa língua portuguesa está pedindo socorro, cliquem aqui e confiram!



--------------------------------------------------------



Outra coisa, sabem o querido William Garibaldi do Blog "Versos de Fogo"? Então, ele fez uma entrevista comigo chamada: "Frente a frente com o Fogo" >> aqui. Adorei participar Bil! ;)




Comentários

  1. Oi She!
    Concordo com você, a banalização está virando uma coisa normal, o que é muito sério! Estive em Sampa neste final de semana e visitei o Museu da Língua Portuguesa. Fiquei encantada....como a nossa língua é bela e diversa!!! Temos que preservá-la e não distorcê-la!
    Beijinhos mil!!!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!
    Concordo contigo, não que eu seja uma expert, mas por ler tudo que cai na minha mão rsrsr, aprendi muito com a memória visual... mas hoje as pessoas não lêem mais. Só passam por cima dos textos, a gente vê isso nos comentários dos blogs, as pessoas não lêem o que escrevemos, ou não entendem sei lá e ás vezes comentam cada abobrinha, rrrrsrs

    Mas esse alerta é muito importante !!!

    bjus 1000

    ResponderExcluir
  3. Ei She!
    Que puxão de orelha heim! Mas acho que precisamos, é importante que de vez em quando alguém nos alerte sobre os erros que cometemos com a nossa língua portuguesa.
    Adorei a forma como escreveu e acho que poderia falar mais sobre algumas outras palavras.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!
    Ahhhhhh que legal esse Museu, já tinha visto na Imprensa, deve ser mesmo bem interessante.Concordo contigo totalmente qdo diz: "...como a nossa língua é bela e diversa!!!Temos que preservá-la e não distorcê-la!" ;)
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pepa, é verdade, vc tem razão... Sabe, tb não sou nenhuma expert, e certamente tb cometo os meus deslizes, mas existem erros no português que às vezes eu me pergunto como algumas pessoas conseguem se comunicar, citei a internet como exemplo, mas nem é o pior lugar que isso acontece, muito pior é em docs, e-mails, planilhas, coisas importantes de trabalho... Eu acho demais da conta! Obrigada pelo comentário, adorei! Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gil! Hahahaha foi só um pequeno puxão de orelha... hehehe Ahhhh mas que bom que gostou, tentei fazer de um jeito que fosse legal, e não metido ou pedante...rs Obrigada pela sugestão, vou fazer isso sim...rs Beijo, beijooooo

    ResponderExcluir
  7. She
    Bravo! Bravíssimo!
    Olha, "a gente" cansa mesmo com tanta coisa errada escrita por ai.
    Acho que eu cometo erros, não sei tudo, mas sei o básico, e pra mim, pelo menos o básico é olhar se não tem nada errado antes de enviar uma mensagem e procurar acertar cada dia mais.
    Muito bom o seu post
    Vamos divulgar mais
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Macá! Ahhh que bom que gostou, isso mesmo temos que divulgar essas coisas sim... Olha tb não sei tudo não... Xiiiiii estou longe disso, mas sou que nem vc, sei o básico e tb pra mim, o básico é ao menos reler um texto importante, principalmente de trabalho, antes de enviar...Afff!
    Beijo, beijoooo

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses "puxões de orelha", mais pessoas deviam fazê-lo, mais vezes. Todo mundo pode errar numa concordância, na grafia de algumas palavras mais difícies, menos comuns, mas quando se está escrevendo, o ideal é consultar o dicionário, se pintar uma dúvida.
    A internet realmente é "culpada" de muita coisa, mas as escolas também estão deixando correr muito solto, já não há ditados, não se pode marcar num texto (numa redação, por ex.) as palavras erradas. O resultado está aí...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Super, hiper, mega, ultra concordo!!!
    Se eu mostrar a vc os erros que vejo quando recebo email de um(a) amigo(a) da turma da faculdade, vc cairá da cadeira! São HORREEEENDOS e muito primários os erros cometidos... São do nível daqueles que mostrei a vc no twitter! Tenso... Muito tenso!!

    Beeeeijão, prima linda

    ResponderExcluir
  11. Realmente eu tenho visto cade vez mais as pessoas escreverem errado, não só no twitter isso vem acontecendo mas em vários textos também, não que eu seja perfeito, eu mesmo vivo errando quando escrevo textos no meu blog, agora quando a gente, separadinho viu, lê erros dessa natureza vindo de pessoas instruídas com doutorado, mestrado e afins realmente fica difícil, inclusive já estou seguindo até mais She :-)

    ResponderExcluir
  12. Coberta de razão.Um país que não tem a leitura como hábito ...o que poderemos exigir?
    beijo e obrigada pela visita
    um bom dia!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia She!

    É mesmo preocupante.
    Com toda mudança que a língua portuguesa vem passando por longos anos, as vezes fica difícil captar todas as (novas)regras e de escorregar.
    Mas há erros, como esses citados, que são vergonhosos e é preciso rever até onde, até que ponto queremos chegar.
    Também não entendo, como é que se dá graduação a um estudante que passou anos estudando e não aprendeu.
    A matéria português, está precisando ser realmente cobrada, pois desse jeito ela só faz afundar.
    Sei que também escorrego nos meus erros, mas há alguns como esses que são gritantes a minha mente.

    Pega no pé amiga!!!
    Gostei.
    Xeros

    ResponderExcluir
  14. Uma bela chamada de atenção0 essa, com classe e retidão. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  15. Ah She, somos duas...
    Não sei o que acontece, de verdade. E o mais comum é ver as pessoas falando "pra mim fazer"... isso dói nos ouvidos.

    Infelizmente, é a realidade =/

    ResponderExcluir
  16. Concordo She e são erros tão banais. Tentei comentar no post anterior mas estava constando erro...Gostei muito do post sobre o final da letra cursiva, até citei no meu blog.

    BJS!

    ResponderExcluir
  17. Concordooooooo.........
    Isso nos dói "as vista", mas é falta de leitura sim. Tantos absurdos, mas também o ensino está uma m********. No meu tempo tinha que fechar a nota com 7, hoje já basta o 5. E tem aquele maldito livro do MEC nada a ver. Tudo isso estimula a preguiça de aprender. Ao invés das pessoas serem estimuladas a acompanhar o ensino, o ensino é que está se adaptando às pessoas.
    Pessoas preguiçosas e incapazes de interpretar um texto.
    Pronto, falei também!!!!

    Beijos.....

    ResponderExcluir
  18. Concordo com você. O alerta é muito importante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. pois é, já não se fala nem se escreve como antigamente, agora o estilo usado é o "luleZ", AGENTE VAMOS TER QUE SE ACOSTUMAR. XÁPRALÁ NOIS SOMOS INUTIL MESMO. beijo de zélia

    ResponderExcluir
  20. Bom, enquanto isso estou passeando na blogosfera ...
    http://acidadenasquatroestacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Concordo com vc, começa assim as palavras vão sendo abreviadas, as x pra ganhar tempo, mas acaba se tornando vício. E o pior de tudo acabamos assasinando nossa língua portuguesa. É muito bom que pessoas com conhecimento faça este tipo de alerta, senão onde vamos parar. Li o blog da Ná, é o vício do erro e não tem ninguém pra corrigir. É uma pena. bjo.

    ResponderExcluir
  22. Eu estava vendo vc no twitter esse dia e menina morri de rir kkkk, bah e bem ruim mesmo ver esses erros, super triste, mas eles sempre acham que estão arrasando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. She, se vc está indignada, fico imaginando daqui a alguns anos. Isto pq atualmente a forma de ensinar a nossa língua coloca como dialeto o escrever como se fala. Portanto, a gramática é deixada para segundo plano. Muita paz!

    ResponderExcluir
  24. Muito bem, She, realmente a coisa está ficando insuportável, muita gente errando coisa primária e quando vemos a palavra escrita fica pior ainda.
    Outra palavrinha que erram demais é 'mas' e 'mais'.
    E tem gente que escreve tão absurdamente errado e ainda fica convidando um monte de gente a ir ao seu blog, acompanhá-lo e ler os seus absurdos. Fala sério!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  25. She, eu me MORDO qndo ouço alguem falando "é para mim fazer" o que é isso?
    E qndo leio isto em blog LITERÁRIO então?
    Eu surto hahaha
    Claro que todos cometemos erros, eu tbm claro, mas isso, na minha opinião, é igual a aprender o verbo TO Be, qndo está iniciando um curso tem ingles, ou seja, é o básico, né?

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  26. Parabéns She, adorei esse post.

    Mim tá com saudade de você, kkkk. Pera ai, "mim" posso afinal de contas sou filha de índio. kkk

    beijos e saudades, querida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ei, seja bem-vindo! Deixe aqui as suas impressões...

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Novo e Nova Fase...

Sabedoria...

O GOZO COM AS PALAVRAS