domingo, 13 de março de 2011

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: como e quando tudo começou?




Olá pessoal!

Entrando no ritmo...

Apesar de não ser muito fã, embora já tenha pulado algumas vezes, e tenha um enorme desejo de desfilar na Sapucaí, o post de hoje é sobre ele: o Carnaval!

A origem do Carnaval vem lá da Grécia, em meados dos anos 600 A.C., e através de festas os gregos agradeciam aos deuses, em seus cultos, a fertilidade do solo e, consequentemente, a sua produção.

E com o passar do tempo os gregos e romanos começaram a inserir bebidas e práticas sexuais nas festas o que era muito mal visto pela Igreja.

E mais para frente, apesar de ser mal visto pela Igreja, até ela começou a comemorar o Carnaval o que ocorreu de fato no ano de 590 D.C. .

Apesar dos "atos pecaminosos" considerados pela Igreja o que aconteceu é que quando ela entrou na História, o Carnaval passou a ter um tom de comemoração com cultos oficiais e assim banindo os possíveis "atos pecaminosos".

Mas se formos olhar a origem de tudo os deuses já existiam na comemoração, pois era em agradecimento a eles que tudo começou...

Mas nada foi assim tão fácil, a princípio a entrada oficial da Igreja foi vista de uma forma espantosa pelo povo, já que com ela no meio eles consideravam que fugiria das origens reais da festa, como o festejo pela alegria e conquistas.

Mas em 1545 o Carnaval voltou a ser uma festa popular. E em, aproximadamente, 1723 o Carnaval chegou ao Brasil sob a influência europeia.

E aí as festas com desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas tomou conta do solo brasileiro. Mas foi somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com os carros decorados e as pessoas fantasiadas de forma muito parecida com as fantasias de hoje.

Mas a primeira máscara da História foi surgida no ano 30.000 A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos...

Lá no antigo Egito as pessoas acreditavam que se colocassem uma máscara na face dos mortos ajudaria na passagem para a vida eterna.

E na China as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos, enquanto que na Grécia usavam as máscaras nas cerimônias religiosas.

Existem diversos documentos arquivados que provam o uso das máscaras em variadas datas, como em 2 de Maio de 1268, em Veneza, outro em 22 de Fevereiro em 1339 onde só era permitido o uso delas no Carnaval, mas não em festas religiosas, nem ao entrar nas Igrejas, e nem a noite...

E foi na Itália que surgiram os "bobos da corte" que eram nada mais, nada menos, que os artistas do riso e depois transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens esses que passaram a inspirar o Carnaval de Veneza.

Mas as máscaras sempre tinham o intuito de revelar ou ocultar sentimentos.

O primeiro baile de máscara da História foi em Veneza, no século XV, conhecido como "Ball Masquê", onde o uso da máscara também se fez necessário por conta de conflitos políticos.

E a palavra CARNAVAL, como surgiu?

Tem origem na Idade Média, mas para alguns vem da expressão "carrum navalis" que eram carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas, nos séculos VII e VI A.C., mas para outros a palavra surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 D.C., transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa.

Ao sétimo domingo, denominado de "quinquagésimo" deu o nome de "dominica ad quarne levandas" expressão essa que seria depois abreviada para "carne levandas", depois para "carne levale", em seguida para "carne levamen", depois "carneval" e aí sim chegou-se a CARNAVAL!

Todas essas variantes têm origem em dialetos italianos e que significam ação de tirar, que neste caso quer dizer "retirar a carne" e refere-se a proibição religiosa do consumo de carne durante os quarenta dias da quaresma.

Interessante, né?!

Então que todos vocês curtam bastante o Carnaval que pra mim continua sendo uma festa popular e nada tem a ver com religião, mas enfim...

Não esquecendo que se forem dirigir, por favor, não bebam e se forem ter sexo casual não deixem de usar camisinha, e "vamos que vamos" ser felizes, mas sem esquecer que dessa vida a gente leva a vida que a gente leva, ok?!

Excelente feriadão a todos!

Beijo, beijo!
She










Texto e Imagens: Google

ADAPTAÇÃO: Sheila Ribeiro Mendonça.

terça-feira, 1 de março de 2011

Esse samba é só porque Rio eu gosto de você!


imagem daqui


1º de Março de 2011 a CIDADE MARAVILHOSA faz 446 anos!

E o meu Rio de Janeiro continua lindo!





No vídeo temos Tom Jobim, o compositor de Samba do Avião, que é cantada por Danilo Caymmi e Banda Nova.

Abaixo a letra para quem quiser acompanhar!

Parabéns, minha eterna cidade maravilhosa!



Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...