quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Acho que falta é memória visual ao nosso povo!

Olá pessoal!

Olhando o twitter de vários famosos hoje eu não aguentei e vim falar sobre um assunto que na realidade eu já adiei várias vezes.

Espero que aqui na Blogosfera ninguém se melindre com o que vou falar por que não é indireta pra ninguém, até por que não costumo ser mulher de indiretas.

Estou apenas confabulando com vocês por que realmente está cada vez mais sinistro.

Quero falar sobre: a gente / agente / mim conjugando verbo

Mim só conjuga verbo se for índio. Nunca se fala para mim fazer, para mim tomar, para mim olhar, para mim chegar... NUNCA.

Dizemos: para eu fazer / para eu tomar / para eu olhar / para eu chegar

Esses erros em pessoas que não têm estudo eu até entendo, mas de um tempo pra cá esses erros têm sido constantes em pessoas muito bem preparadas, com graduações, mestrados e afins.

O que está acontecendo? E nem adianta falar que a internet é a grande culpada disso tudo, por conta da economia de ter que digitar em 140 caracteres por que em alguns erros essa possibilidade fica bem clara que é nula.

Por exemplo "a gente" junto substituindo o "nós" não tem nada a ver com economia de caracteres. Pessoal, por favor, "a gente" NUNCA É JUNTO. Não o "a gente" substituindo a 1ª pessoa do plural >> nós.

Aliás o "nós" é sempre acompanhado de um verbo no plural, mas o "a gente" não. Além de ser escrito corretamente separado o verbo que vier depois dele obrigatoriamente tem que estar no singular.

Então não existe "agente fomos"! O correto é: a gente foi.

"Agente" escrito junto é substantivo que designa uma atividade, uma profissão: temos várias >> agente penitenciário, agente administrativo, agente de viagem, agente de relações públicas, agente de finanças....

Estes erros que matam a nossa língua portuguesa diariamente, pra mim, significa falta de leitura. E ainda digo mais, é falta de memória visual, pois as pessoas leem, mas não enxergam (com x), não memorizam como as palavras são escritas...

Confesso que me assusto com o banal da língua portuguesa estar assim tão maltratado. A nossa língua já é tão complexa e as pessoas desaprenderam, ou nunca aprenderam o básico.

Estou preocupada! Bem preocupada...

Beijo, beijo em todos!
She


ATENÇÃO: O Plágio é crime e está previsto na Lei nº9610 sobre direitos autorais!





Atualizando o post com a participação da Ná, "Blog Pensamentos de Ná", que fez um post sensacional sobre este mesmo assunto... Adorei Ná! ;)



Definitivamente a nossa língua portuguesa está pedindo socorro, cliquem aqui e confiram!



--------------------------------------------------------



Outra coisa, sabem o querido William Garibaldi do Blog "Versos de Fogo"? Então, ele fez uma entrevista comigo chamada: "Frente a frente com o Fogo" >> aqui. Adorei participar Bil! ;)